ptenfrdeitrues

Notícias

Grande Loja Simbólica de Portugal no Convent da Grande Loggia d’Italia

 Gran Loggia d´Italia, Maçonaria.jpg

A Grande Loja Simbólica de Portugal marcou presença, a par de representantes de mais de 500 lojas pertencentes a esta que é a maior obediência liberal de Itália, no Convent da Grande Loggia d’Italia, que se realizou no passado dia 24 de Novembro de 2018 (e.v.), no Palazzo Vitelleschi, em Roma.
 
A Grande Loggia d’Italia, Obediência Maçónica mista com mais de 15.000 membros, setenta por cento dos quais masculinos, é a maior Obediência de Itália, e a sua fundação data de 1910.
 
No Palazzo Vitelleschi, via San Nicola de “Cesarin”, em Roma, Filipe Bruno, Grão Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal, recordou que a Grande Loja Simbólica de Portugal mantem um Tratado de Amizade Maçónica e de Reconhecimento com a Grande Loggia d’Italia, tendo sempre mantido e cultivado uma fraterna universalidade maçónica. Fruto disso são as constantes presenças conjuntas das duas Obediências Maçónicas nos eventos, assim como em todas as organizações que fazem parte a nível internacional, nomeadamente CLIPSAS, AME - Aliança Maçónica Europeia e na UMM - União Maçonica do Mediterraneo.
 
Neste Convent muito restrito, a fraternidade entre a Grande Loja Simbólica de Portugal e a Grande Loggia d’Italia foi reforçada e dinamizada com a organização do proximo encontro anual da UMM Unione Massonica del Mediterraneo, em Lisboa, em 2019, organizado pela Grande Loja Simbólica de Portugal e pela Grande Loja Simbólica da Lusitânia, com a coordenação da Grande Loggia d’Italia.
 
Na ocasião também a Grande Loja Simbólica da Lusitânia assinou Tratado de Amizade e Reconhecimento Mutuo com a Grande Loggia d’Italia,  numa cerimónia memorável de grande beleza, força e sabedoria maçónica.
 
Estes fortes laços irão estar reflectivos na confiança depositada na Grande Loja Simbólica de Portugal que, em conjunto com a Grande Loja Simbólica da Lusitânia, vão organizar a próxima reunião da Unione Massonica del Mediterraneo (UMM).
 
Um encontro que acontece em Abril de 2019, em Lisboa, onde se vão reunir todas as obediências que integram a UMM e que representam muitos países do EMEA (Norte de Africa, Europa e Medio Oriente).
 

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica de Portugal trabalha com as Cartas Patentes dos Ritos Maçónicos do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, primeira Obediência Maçónica da Corrente Liberal e Adogmática, a nível mundial.

Saber Mais