ptenfrdeitrues

Notícias

Eleições para o Grão Mestrado da Grande Loja Simbólica de Portugal - triénio 2020-2023.

A 30 de maio de 2020 (e.v.) a Grande Loja Simbólica de Portugal procedeu às eleições para o Grão Mestrado - triénio 2020-2023.

Dadas as circunstâncias sociais provocadas pela pandemia mundial COVID-19, estas eleições decorreram pela primeira vez na história da Maçonaria portuguesa, por voto eletrónico.

Tendo em conta esta especificidade, as eleições foram precedidas de Parecer do Grande Tribunal Maçónico,  tendo este órgão judicial exarado extenso e detalhado Parecer.

Apesar de favorável ao uso de voto eletrónico, o Grande Tribunal Maçónico recomendou apertadas condicionantes de forma a salvaguardar valores essenciais do Direito como a confidencialidade do voto, a autonomia da Comissão Eleitoral e a apertada e permanente fiscalização do Grande Tribunal Maçónico a todo o ato e diligências necessárias.

As eleições para o Grão Mestrado decorrem num sistema de representação proporcional, a nível nacional de todas as Lojas e Triângulos Maçónicos.

Com estas eleições a Grande Loja Simbólica de Portugal fez mais uma vez história na Maçonaria Portuguesa, tendo todo o processo decorrido dentro da legalidade, sob apertada fiscalização do Grande Tribunal Maçónico e dirigido com total independência e transparência pela Comissão Eleitoral nomeada exclusivamente para este ato eleitoral.

Apurados os votos, foi eleito por o novo Grão Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal – o Poderoso Irmão Amadeu Alves, ao qual desejamos as maiores felicidades neste exigente cargo.

Amadeu Alves é Licenciado em Direito, Pós-Graduado em Gestão Pública. Iniciou a sua atividade profissional em 1991, tendo exercido ao longo destes anos vários cargos de Direção em vários Organismos Públicos.

Co-Autor de várias obras jurídicas e Autor de vários textos jurídicos.

Tem uma vasta experiência como voluntário e Dirigente em várias associações, sem fins lucrativos de solidariedade social. 

Foi Mestre Vigilante e Venerável Mestre de Lojas da Grande Loja Simbólica de Portugal e desempenhou vários cargos de Grande Oficial na Grande Loja Simbólica de Portugal nomeadamente, Grande Intendente do Património, Grande Secretário e Grande Chanceler, tendo representado a Grande Loja Simbólica de Portugal em vários eventos de Organizações Maçónicas Internacionais, nomeadamente Aliança Maçónica Europeia e União Maçónica do Mediterrâneo.

É Membro da Grande Ordem Egípcia Portuguesa - Altos Graus Maçónicos do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim em Portugal

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica de Portugal trabalha com as Cartas Patentes dos Ritos Maçónicos do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, primeira Obediência Maçónica da Corrente Liberal e Adogmática, a nível mundial.

Saber Mais