Notícias

Dia da Laicidade em Paris

 

Promovida pelo Grande Oriente de França, decorreu no passado dia 9, em Paris, uma Conferência para marcar  o Dia da Laicidade. O Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa,  António Reis, participou e foi um dos oradores.

 

Dia da Laicidade em Paris - Grande Oriente Lusitano - Maçonaria Portuguesa

 

Depois das saudações e apresentação do programa por um responsável pela organização, interveio Pierre Joxe, antigo ministro e actual membro do Conselho Constitucional, que tratou o tema “A Laicidade na Constituição”.

 

Seguiu-se Jean-Michel Quillardet, anterior GM do GODF, que desenvolveu o tema “Porquê a Laicidade?”, tendo de seguida o jornalista e ensaísta  Antoine Sfeir, especialista do Islão, falado sobre “A Laicidade em Perigo”.

 

Após estas intervenções decorreu um debate que envolveu a vasta audiência que enchia o magnífico templo Arthur Groussier.

 

Retomaram-se os trabalhos com  comunicações do Director Geral da Missão Laica Francesa, Jean-Pierre Vilain, que falou de “A Laicidade no Mundo”; da jornalista a socióloga Caroline Fourest que abordou o tema “A Laicidade ‘positiva’”;  e  do jornalista Renaud Dely que desenvolveu o tema-interrogação “Que representa a Laicidade hoje na esquerda?”.

 

Após novo debate, intervieram a Deputada Europeia Véronique de Keyser, que se debruçou sobre o tema “A Laicidade na Europa”;  o Deputado  à Assembleia Nacional, Laurent Henart;  e a Deputada e antiga ministra Elisabeth Guigou que discorreu sobre “A Laicidade, a Mulher e a Política”.

 

Por fim falaram a Grã-Mestre da Grande Loja Feminina de França, Yvette Nicolas, o Presidente da Federação Francesa do Direito Humano, Michel Payen, e o GM do GOL, António Reis.

 

Encerrou os trabalhos e apresentou as conclusões o GM do GODF Pierre Lambicchi.

 

Sublinhe-se o significado do convite e da presença do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa nesta iniciativa através do seu Grão-Mestre, única obediência não francesa, o que ilustra as excelentes relações existentes com o GODF. O GM António Reis e o Grande Chanceler que o acompanhou foram ainda recebidos pelo GM Pierre Lambicchi onde também estavam presentes membros do Conselho da Ordem e outros altos dignitários, tendo os dois GGMM realizado uma frutuosa reunião de trabalho.

 

Fonte: gremiolusitano

Imprimir

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica de Portugal trabalha com as Cartas Patentes dos Ritos Maçónicos do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, primeira Obediência Maçónica da Corrente Liberal e Adogmática, a nível mundial.

Saber Mais