Notícias

Conferência - A Aliança Maçónica Europeia – A Maçonaria de ontem e de hoje. por Henri Charpentier. Organizado pela Grande Loja Simbólica de Portugal - Maçonaria Portuguesa

 

Conferencia 15 - Grande Loja Simbólica de Portugal - Grande Loja Simbólica de Portugal - Maçonaria Portuguesa v2.jpg 

A Aliança Maçónica Europeia –  A Maçonaria de ontem e de hoje. por Henri Charpentier. Organizado pela Grande Loja Simbólica de Portugal - Maçonaria Portuguesa

No próxima segunda-feira, dia 26 de abril 2021, pelas 21h30, realiza-se a conferência dedicada ao tema “Aliança Maçónica Europeia – A Maçonaria de ontem e de hoje,  com preleção de Henri Charpentier.

Link da Conferencia:

Henri Charpentier é Presidente da Aliança Maçónia Europeia e Past Grão-Mestre do Grande Oriente da Bélgica, a maior obediência desse país. É Quadro Superior da administração tributária, assim como, administrador de empresas filantrópicas, do Museu Belga de Maçonaria e do Centro de Planeamento Familiar “Centro Louise Michel”.

Aliança Maçónica Europeia é a maior Organização Maçonica Europeia. Trabalha com mais de 30 Obediências maçónicas provenientes de 16 países europeus representando o mosaico maçónico da União Europeia e os valores da maçonaria liberal.

Os seus valores são herdeiros do espírito das Luzes do século XVIII numa dimensão espiritual, adogmática, defendendo uma Sociedade mais justa e livre.

Na maçonaria liberal não impõe nenhuma crença aos seus membros, defendendo a liberdade absoluta de consciência e de livre arbítrio, imbuídos dos ideais de democracia, fraternidade, direitos iguais para todos os seres humanos e o direito de todos à dignidade humana.

A  Aliança Maçónica Europeia tem como alicerces a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948, a Convenção Europeia para a Protecção dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais de 1950 e a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia de 2000.

Defende o princípio do "secularismo europeu", que implica a mais estrita independência das instituições europeias das igrejas e organizações filosóficas.

Consideramos que as convicções filosóficas ou religiosas são uma questão da vida privada e não devem ser impostas.

Subscrevemos o Diálogo estabelecido pelo Artigo 17 do Tratado de Lisboa entre os organismos e igrejas europeus e as organizações filosóficas e não confessionais.

A Aliança Maçónica Europeia está registrada no Registro de Transparência da União Europeia sob o número 916946818172-34.

Em Portugal são membros da AME: Grande Oriente Lusitano, Grande Loja Simbólica de Portugal, Grande Loja Simbólica da Lusitania - Maçonaria Mista, Grande Loja Feminina de Portugal e Federação Portuguesa do D.H. Obédiences membres (ame-ema.eu)

A Grande Loja Simbólica de Portugal organiza esta décima quinta conferência, inserida no Ciclo das Grandes Videoconferências da Maçonaria Portuguesa, que tem como intuito a abordagem de temas maçónicos e sociais, através de videoconferências abertas à Sociedade em geral, pela primeira vez em Portugal.

A Grande Loja Simbólica de Portugal é a terceira Obediência Maçónica Portuguesa. Pratica o Rito Escocês Antigo e Aceite, Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraïm e o Rito Emulação com as cartas patentes do Grande Oriente de França (a maior Obediência Maçónica Francesa).

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica de Portugal trabalha com as Cartas Patentes dos Ritos Maçónicos do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, primeira Obediência Maçónica da Corrente Liberal e Adogmática, a nível mundial.

Saber Mais