ptenfrdeitrues

Notícias

APELO DE MONTPELIER

APELO DE MONTPELIER:

Aos povos e governos dos países, 

Nós, Maçons, homens e Mulheres, reunidos na Conferência Euro-Mediterrânica em Montpellier, nos dias 17 e 18 de junho de 2016 pelo Grande Oriente de França, estamos decididos a traçar caminhos de desenvolvimento, de dignidade e de paz entre os povos. Esta iniciativa apoia-se na nossa revolta perante os males, as guerras e a barbaridade e no nosso apego aos valores de civilizações que os povos do Mediterrâneo defendem desde há milénios. 

Para o conseguir, convém ajudar os refugiados, rapidamente e a todos os níveis, bem como todos aqueles que se encontram em dificuldade. É um dever e uma responsabilidade, para cada um, estender a mão. Mas também é preciso ver mais além : lutar contra as desigualdades através de uma ajuda dos mais ricos aos mais carenciados para garantir a todos a satisfação das necessidades fundamentais : alimentação, alojamento e saúde. Para isso, convém estabelecer uma cooperação política e económica desinteressada. Nós, maçons, homens e mulheres, pedimos que por todo o lado, a Declaração Universal dos Direitos do Homem seja escrupulosamente respeitada. O caminho para a paz precisa da mais ampla democracia, de uma justiça independente, de poderes equilibrados, que se devem instalar e aprofundar em países com sistemas políticos diferentes. Que todos os homens e todas as mulheres tenham os mesmos direitos, que beneficiem da mesma educação desde o ensino básico até aos níveis mais elevados. 

Sendo o livre acesso ao conhecimento e à sua difusão, seja qual for o suporte, uma condição indispensável para o desenvolvimento das liberdades, desejamos a criação de casas das línguas e culturas em toda a volta do Mediterrâneo a fim de favorecer o conhecimento e a compreensão do outro. Solicitamos que sejam criados Estados Gerais do Mediterrâneo para permitir que todos os povos expressem livremente as suas esperanças e a sua criatividade. Construamos no dinamismo um novo humanismo ! 

Nós homens e mulheres maçons, comprometemo-nos a contribuir para esse progresso, para esse caminho rumo à felicidade e convidamos os povos e governos da região euro-mediterrânica a associarem-se a nós.

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica de Portugal trabalha com as Cartas Patentes dos Ritos Maçónicos do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, primeira Obediência Maçónica da Corrente Liberal e Adogmática, a nível mundial.

Saber Mais