Notícias

A Grande Loja Simbólica de Portugal vai organizar o proximo colóquio da UMM - União Maçónica do Mediterrâneo, em Lisboa.

Grande Loja Simbólica de Portugal, Grande Loja Simbólica da Lusitania, UMM, Maçonaria, Memphis Misraim, 1.jpg Colóquio no Palácio da Santa Chiara, Roma

A Grande Loja Simbólica de Portugal vai organizar o proximo colóquio da UMM - União Maçónica do Mediterrâneo de 2019, em Lisboa.

Esta eleição teve lugar no decorrer do XVIII Encontro da UMM - União Maçónica do Mediterrâneo, em Roma, no passado 12 a 14 de abril de 2018, cuja a organização esteve a cargo da Grande Loja de Itália. 

Estiveram presentes as principais Obediências Maçónicas de França, Espanha, Italia, Albania, Marrocos, Libano, Grécia e Turquia.

De Portugal, estiveram presentes a Grande Loja Simbólica de Portugal, a Grande Loja Simbólica da Lusitania e o Grande Oriente Lusitano.

O encontro decorreu no Palácio da Santa Chiara e no Palácio Maçónico da Grande Loja de Italia, em Roma. 

Foram apresentadas duas candidaturas: uma candidatura conjunta de Portugal através da Grande Loja Simbólica de Portugal e Grande Loja Simbólica da Lusitania e a outra pelo Libano, através da Grande Loja Unida do Libano, tendo sido aprovada por uma larga maioria a candidatura conjunta portuguesa.

Esta decisão é um sinal de apoio e reconhecimento à Grande Loja Simbólica de Portugal, pelo trabalho, desenvolvimento, postura positiva, rigor e legitimidade Maçónica, no seio da maçonaria internacional.

A UMM - União Maçónica para o Mediterrâneo foi fundada pela Grande Loja da Itália com o objectivo de propagar os Valores Maçónicos Liberais e Adogmáticos na Bacia do Mediterrâneo através de colóquios, conferências, acções culturais e de solidariedade regional, através das  principais Obediências Maçónicas Liberais dos países de cultura mediterrânea, nomeadamente Sul da Europa, Médio Oriente e Norte de África. É a terceira maior organização maçónica a nível mundial.

Cabe à Grande Loja Simbólica de Portugal, a honra e a responsabilidade de organizar em Portugal, o proximo encontro que decorrerá em abril de 2019, em Lisboa.

 

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica de Portugal trabalha com as Cartas Patentes dos Ritos Maçónicos do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, primeira Obediência Maçónica da Corrente Liberal e Adogmática, a nível mundial.

Saber Mais