Notícias

25º Convent da Grande Loja Simbólica de Portugal. Tomada de Posse do novo Grão Mestre.

 Grande Loja Simbólica de Portugal.jpg

Foi realizado, em 19 de maio (e.v.), o 25º Convent da Grande Loja Simbólica de Portugal, a Oriente de Lisboa.

Procedeu-se à instalação do novo Grão Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal, Filipe Bruno, na presença de mais de duas dezenas de Obediências Maçónicas estrangeiras e nacionais. 

O Grande Oriente de França, a Grande Loja de França, a Grande Loja de Italia, as três maiores Obediências Maçónicas da Maçonaria Liberal Adogmatica) que perfazem mais de 100 mil maçons. Estiveram também presentes, as Obediências de vários países europeus, nomeadamente Espanha, França, Italia, Luxemburgo, Belgica, Peru, EUA, Brasil, todas as Obediências maçónicas representantes do Rito de Memphis Misraim e reconhecidas pelas organizações maçónicas internacionais.

Foram assinados quatro Tratados de Amizade e Reconhecimento Mutuo com o Grande Oriente Suiço, Grande Oriente do Luxemburgo, Grande Loja Miste Souveraine de France, Grande Loja F. Francesa Memphis Misraim.

O Grande Templo da Grande Loja Simbólica de Portugal, esteve completamente cheio, tendo sido aberto os Passos Perdidos para conseguir albergar quase duas centenas de maçons.

O Grão Mestre Filipe Bruno, no seu discurso inicial, realçou a profunda união fraterna e de grande amizade que une todos os maçons da Grande Loja Simbólica de Portugal, na missão da GLSP na maçonaria portuguesa e a nível internacional.

A dedicação ás causas sociais, nomeadamente no apoio a associações de cariz de solidariedade social, deve ser um dos bastiões da maçonaria portuguesa, pois é dos mais elementares princípios basilares de um Maçom.

Salientou o grande apoio do Grande Oriente de França, a nível institucional e pessoal de muitos dignatários desta Obediência, a todo o trabalho realizado em prol da maçonaria portuguesa e mesmo a nível internacional, atendendo aos vários projectos comuns onde a Grande Loja Simbólica de Portugal, participa sempre em sintonia com o Grande Oriente de França.

Referenciou a presença de François Padovani, Presidente do CLIPSAS, a maior organização maçónica mundial onde a Grande Loja Simbólica de Portugal é membro activo. François Padovani, desejou as maiores felicitações referindo que a GLSP, poderá contar com todo o apoio do CLIPSAS, tal com já fez no passado, em prol da maçonaria universal.

Esteve presente também o past presidente CIMAS Confederação Internacional Maçonaria Americana, Walter Vargas.

Por ultimo, foi homenageado o Past Grão Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal, Pedro Rangel, por todos os presentes, pelo sonho de se ter implementado em Portugal, o Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, pela construção de uma estrutura maçónica credível e reconhecida a nível nacional e internacional, colocando a Grande Loja Simbólica de Portugal a um nível de excelência no panorama maçónica a nível mundial.

Foram enviadas cartas pessoais do Grão Mestre do Grande Oriente de França, Philippe Foussier e do Grão Mestre da Grande Loja de França, Philippe Charuel, pelo mandato exemplar, pelo espirito de missão e filantropia que liderou este projecto desde o seu inicio em Portugal e que agora termina.

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica de Portugal trabalha com as Cartas Patentes dos Ritos Maçónicos do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, primeira Obediência Maçónica da Corrente Liberal e Adogmática, a nível mundial.

Saber Mais