Press - Comunicação Social

Grande Loja Simbólica de Portugal (GLSP) e a Grande Loja da Lusitânia (GLSL) organiza colóquio da UMM - União Maçónica do Mediterrâneo

Press Release

Lisboa, 8 de Maio de 2018

Grande Loja Simbólica de Portugal (GLSP) e a Grande Loja da Lusitânia (GLSL) organiza colóquio da UMM - União Maçónica do Mediterrâneo

A Grande Loja Simbólica de Portugal vai organizar o próximo colóquio da UMM - União Maçónica do Mediterrâneo, que decorrerá em Abril de 2019, em Lisboa. 

A UMM - União Maçónica do Mediterrâneo é a terceira maior Organização Maçónica Mundial. Foi fundada pela Grande Loja da Itália com o objectivo de propagar os Valores Maçónicos Liberais e Adogmáticos na Bacia do Mediterrâneo através de colóquios, conferências, acções culturais e de solidariedade regional, seguindo os princípios das Obediências Maçónicas Liberais dos países de cultura mediterrânea, nomeadamente Sul da Europa, Médio Oriente e Norte de África. A Grande Loja Simbólica de Portugal é membro do CLIPSAS - Centro de Ligação e de Informação das Potências Maçónicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo (maior organização maçónica mundial) e da AME Alliance Maçonnique Européenne (maior organização maçónica europeia), a par com as principais Obediências Maçónicas Mundiais.

Este evento surge pois com alguma naturalidade e é mais um sinal da projecção que a Grande Loja Simbólica de Portugal tem na Europa e no mundo. A nomeação da GLSP resultou de uma votação que teve lugar no do XVIII Encontro da UMM - União Maçónica do Mediterrâneo, em Roma, realizado entre  12 e 14 de Abril de 2018, em Roma, no Palácio da Santa Chiara e no Palácio Maçónico da Grande Loja de Itália. A organização do encontro esteve a cargo da Grande Loja de Itália e juntou as principais Obediências Maçónicas de França, Espanha, Itália, Albânia, Marrocos, Líbano, Grécia e Turquia. De Portugal, estiveram presentes a Grande Loja Simbólica de Portugal, a Grande Loja Simbólica da Lusitânia e o Grande Oriente Lusitano. 

Foram apresentadas duas candidaturas: uma candidatura conjunta de Portugal, através da Grande Loja Simbólica de Portugal e Grande Loja Simbólica da Lusitânia, e uma outra do Líbano, através da Grande Loja Unida do Líbano. Foi aprovada, por uma larga maioria, a candidatura conjunta portuguesa. 

Esta decisão é um sinal de apoio e reconhecimento à Grande Loja Simbólica de Portugal, pelo trabalho, desenvolvimento, postura positiva, rigor e legitimidade Maçónica, no seio da maçonaria internacional. 

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica de Portugal trabalha com as Cartas Patentes dos Ritos Maçónicos do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, primeira Obediência Maçónica da Corrente Liberal e Adogmática, a nível mundial.

Saber Mais