Notícias

Nota informativa nº: 007/3307

Nota informativa nº 007/3307 da Grande Loja Simbólica de Portugal

A Grande Loja Simbólica de Portugal assinou um Tratado de Amizade e Reconhecimento com o Grande Oriente De França em 28 de outubro de 2015, reforçando a Maçonaria Liberal em Portugal.

 No dia 5 de dezembro de 2015, o Grande Oriente De França enviou um Delegado a Portugal, para entregar à Grande Loja Simbólica de Portugal, as cartas patentes da Maçonaria Simbólica e Altos Graus, para a pratica do Rito Antigo Primitivo Memphis Misraim, em Portugal. A essa cerimónia, estiveram presentes membros das três Obediências Maçónicas portuguesas, nomeadamente: Grande Oriente Lusitano, Grande Loja Feminina de Portugal e Direito Humano.

Com a desvinculação da Grande Loja Simbólica de Portugal à OIRAPMM, através do “Manifesto de Portugal (documento que contém a vontade expressa de independência e soberania da Grande Loja Simbólica de Portugal, outorgado por todas as Lojas e todos os Grandes Oficiais da GLSP) surgiu, posteriormente, alguma desinformação e divulgação de documentos com a deturpação dos factos, canalizada em redes sociais,  no sentido de desvirtuar a Verdade.

Informamos que:

1. O relacionamento entre a Grande Loja Simbólica de Portugal e o Grande Oriente De França, nunca foi posto em causa, manifestando o Grande Oriente De França, grande solidariedade e apoio ao vinculo maçónico e fraterno que nos une através do Tratado de Amizade e Reconhecimento Mútuo;

 2. A Grande Loja Simbólica de Portugal trabalha e continuará a trabalhar no Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim, sob as cartas patentes do Grande Oriente de França, com  Harmonia, Força e Vigor, através da grande Unidade Interna, que foi, aliás, sempre apanágio da Grande Loja Simbólica de Portugal.

3. A Grande Loja Simbólica de Portugal, a nível internacional, é membro pleno do CLIPSAS e da AME-Alliance Maçonnique Europeenne., principais organizações maçónicas internacionais, da Maçonaria Adogmatica e Liberal.

4. A Grande Loja Simbólica de Portugal continuará o relacionamento institucional, de Amizade  e de Laços Fraternos com todas as Obediências maçónicas portuguesas, numa base de respeito mutuo e de valores comuns transversais a todas as Obediências Maçónicas.

A Bem da Maçonaria Portuguesa e Universal, é o que nos cumpre informar.

Jorge Costa

Relações Exteriores da Grande Loja Simbólica de Portugal

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica de Portugal trabalha com as Cartas Patentes dos Ritos Maçónicos do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, primeira Obediência Maçónica da Corrente Liberal e Adogmática, a nível mundial.

Saber Mais