Notícias

Grande Loja Simbólica de Portugal, eleita para membro do CLIPSAS.

 

A Grande Loja Simbólica de Portugal, foi admitida, como membro do CLIPSAS (Centro de Ligação e Informação das Potências maçónicas Signatárias do Apelo de Strasburg), na passada 54ª Assembleia Geral, realizada em Nova York, EUA, nos dias 28 a 31 de maio de 2015.

A Grande Loja Simbólica de Portugal, foi eleita, por unanimidade, pelas mais de 80 Obediências Maçónicas presentes.

Das onze obediências maçónicas, que foram sujeitas aos rigorosos critérios de seleção de entrada, quatro foram recusadas.

Além da Grande Loja Simbólica de Portugal, foram admitidas: Grande Loja da Russia (Russia), Grande Loja da Carolina do Sul (EUA), Grande Oriente do Mexico (Mexico), Grande Loja Feminina de Marrocos (Marrocos), Grande Loja Mista de França (França), Grande Loja Camea de Italia (Italia)

No decorrer da 54ª Assembleia Geral, foi debatido em colóquio: O papel da Maçonaria no Século XXI.

A Maçonaria Portuguesa esteve representada pelo Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, pelo Presidente do Conselho Nacional Grande Loja Simbólica de Portugal. Pedro Rangel e por J.A., Grande Chanceler da Grande Loja Simbólica de Portugal.

O CLIPSAS é a maior organização maçônica, a nível mundial, da corrente liberal. Conta com mais de 90 Obediências Maçónicas, abrangendo mais de 150 mil maçons, espalhados por todo o mundo.

O CLIPSAS é membro das Nações Unidas, pertencente ao ECOSOC, (Conselho Económico e Social). Desenvolve estudos e projetos no âmbito social, a nível mundial.

 

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica de Portugal trabalha com as Cartas Patentes dos Ritos Maçónicos do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, primeira Obediência Maçónica da Corrente Liberal e Adogmática, a nível mundial.

Saber Mais