Loja UDJAT, Grande Loja Simbólica de Portugal, Rito Memphis Misraim, Maconaria.png

*UDJAT - o Olho de Hórus, o que permite ver nas trevas, o Olho da Luz. 

Somos a primeira Loja Maçónica a praticar o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim, na região do Porto.

Somos uma Ordem Iniciática Tradicional, um dos ramos da Ordem Maçónica Universal, numa via espiritualista, simbólica, esotérica e de Maçonaria egípcia.

Praticamos a Maçonaria numa via de profunda Espiritualidade e Esoterismo, com muitas referências às Tradições Herméticas e aos Rituais do Antigo Egipto, integrando-nos na Grande Loja Simbólica de Portugal.

Pretendemos constituir uma Tradição e União Fraterna, uma Escola Iniciática para a dedicação e construção Maçónica que é o enriquecimento interior de nós mesmos (na construção de um Templo interior).

A Grande Loja Simbólica de Portugal é a única estrutura Maçónica em Portugal, a praticar o Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm de uma forma regular em todos os seus Graus, respeitando integralmente os Rituais da Antiga Tradição Egípcia.

Pertencemos à Grande Loja Simbólica de Portugal do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm. Esta Obediência Maçónica portuguesa é reconhecida pelas principais potências maçónicas mundiais, pelo seu Rigor, Legitimidade e Credibilidade, nomeadamente Grande Oriente de França, Grande Loja de França, Grande Loja de Italia, entre as principais Obediências Maçónicas Mundiais.

A Grande Loja Simbólica de Portugal do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm, pertence ao CLIPSAS (maior Organização Maçónica Liberal a nível Mundial, à AME - Aliança Maçónica Europeia (Reune as trinta maiores Obediências Maçónicas Europeias) e à UMM - União Maçónica do Mediterrâneo (reune as principais Obediências Maçónicas Europeias, Africanas e Médio Oriente)

O Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraïm, é uma Franco-Maçonaria distinta. O Rito foi instalado em 2008, em Portugal, pela Resp.´. Loja Phoenix, a Or.´. de Lisboa, cujo o primeiro Veneravel Mestre, foi Pedro Rangel, actual Grão Mestre da Grande Loja Simbólica de Portugal do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm. Ver REPORTAGEM CANAL HISTORIA: Reportagem CANAL HISTORIA

O Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm, é uma via Espiritual Ocidental. O Antigo Egipto faz-nos sonhar e é uma das raízes da nossa civilização. A iniciação faz-nos retornar ás suas origens. O Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm encontra nos mistérios desta antiga civilização os seus ensinamentos.

O Memphis-Misraïm é um Rito de Tradição Egípcia, deísta o que implica uma crença espiritual absoluta, geralmente apelidado pelos generalidade dos Maçons por “Grande Arquitecto do Universo” ou pelos Maçons de Memphis Misraïm por “Sublime Arquitecto de Todos os Mundos”, que também pode ser definido como a fonte de amor e da alegria.

No Porto, o Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim está representado pela Resp.´. Loja Maçónica UDJAT, nº 5, foi a quinta Loja Maçónica do Rito Antigo e Primitivo Memphis Misraim a ser criada em Portugal, possui Templo próprio no centro da Cidade do Porto e trabalha numa grande Harmonia e Espiritualidade, numa perspectiva adogmática, em Liberdade Absoluta de Consciência, na Região Norte de Portugal.

Para questões ou contactos clique em QUESTÕES E CONTACTOS .

GARANTIMOS TOTAL SIGILO E CONFIDENCIALIDADE.

Grande Oriente de França

grande oriente franca

A Grande Loja Simbólica de Portugal trabalha com as Cartas Patentes dos Ritos Maçónicos do GRANDE ORIENTE DE FRANÇA, primeira Obediência Maçónica da Corrente Liberal e Adogmática, a nível mundial.

Saber Mais